A Copa do Mundo de Futebol é a maior competição internacional que acontece a cada quatro anos reunindo as melhores seleções do mundo. Surgiu em 1928 com a participação das federações que, naquela época, eram reconhecidas pela FIFA. Antes da copa, as seleções realizam eliminatórias para que as melhores equipes de cada continente participem do evento. São 32 equipes na competição que costuma durar quase um mês em um país-sede escolhido previamente.

A primeira edição do torneio ocorreu em 1930 com treze equipes e sagrou o Uruguai como campeão do torneio que naquele ano foi realizado na cidade de Montevidéu. A copa do Mundo deixou de ser disputada em 1942 e 1946 por causa da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950 o evento esportivo foi realizado no Brasil e o Estádio do Maracanã foi construído para a Copa do Mundo. Aproximadamente, 200.000 mil pessoas acompanharam a final da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai.

O Brasil perdeu a partida, que ficou conhecida como Maracanazo. O Brasil conseguiu levantar a taça Jules Rimet na Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970. Na edição de 1982 a Seleção Brasileira marcava presença em sua décima segunda Copa do Mundo. O técnico Telê Santana era o comandante da equipe considerada favorita para conquistar o título naquele ano, mas acabou eliminada pela Itália.

Em 1994 o país-sede foi os Estados Unidos e o Brasil foi campeão vencendo a Itália na final depois de uma disputa de pênaltis. O grande jogador dessa equipe foi Romário, que também foi escolhido como o melhor da competição. No ano de 1998 a competição foi organizada pela França com a participação de 174 países nas eliminatórias. O Brasil chegou a final enfrentado a equipe da casa que venceu por 3x0.

Em 2002 a disputa foi sediada em dois países simultaneamente: Coreia do Sul e Japão. O Brasil sagrou-se campeão dessa competição e se tornou pentacampeão. Em 2006 a Alemanha sediou a competição que foi conquistada pela seleção italiana. O continente africano sediou a Copa pela primeira vez em 2010 e a campeã foi a seleção da Espanha.

No fim de toda Copa do mundo são premiados os jogadores que tiveram destaque individual: a Luva de Ouro, a Bola de Ouro, a Chuteira de Ouro, o Troféu Fair Play e o Prêmio para o Melhor Jogador Jovem.

País-sede

O país-sede de uma Copa do Mundo é escolhido pelo menos seis anos antes do evento esportivo. À partir da década de 90 a Fifa decidiu que realizaria um revezamento entre entre os continentes que sediam a Copa, pois antes disso havia hegemonia dos países americanos e europeus.

O país também deve seguir algumas exigências da entidade máxima do esporte. A primeira delas é que esse país tenha no mínimo 12 campos de futebol que comportem 40 mil pessoas. Para a final, o estádio da Copa deve ter vaga para pelo menos 80 mil pessoas à partir da edição de 2018. Além disso, o país deve oferecer estrutura para comunicação, transporte, acomodação e capacidade para gerar transmissões televisivas para todo o mundo.

A entidade visita os países antes de decidir qual o local sediará realmente a Copa do Mundo. Depois disso, uma comissão vota em um país, sendo que o vencedor será aquele que obter mais de 50% dos votos.

Logo Oficial da CopaCopa 2014

O Brasil foi o país escolhido para sediar a 20º edição da Copa do Mundo de 2014. Sediando o evento pela segunda vez, o Brasil representou os países sul-americanos depois de 36 anos sem que nenhuma Copa acontecesse nesse continente.

Cidades-Sede

  • Belo Horizonte – Estádio Mineirão: O estádio foi reformado para a Copa e conseguiu ser entregue antes das Copas das Confederações. Uma parte do estádio foi demolido, mas ele teve sua fachada original mantida.
  • Brasília – Estádio Mané Garrincha: Foi reformado e tornou-se a arena com a segunda maior capacidade da Copa do Mundo. Também foi o estádio mais caro dentre os escolhidos para o evento.
  • Cuiabá – Arena Pantanal: O estádio Verdão, que ficava nesse local, foi derrubado para a construção dessa arena que receberá jogos da Copa. Parte das arquibancadas são desmontávéis e a capacidade não passa de 45 mil espectadores.
  • Curitiba – Arena da Baixada: Antes mesmo do maior evento de futebol do mundo, a Arena da Baixada já era considerada um dos melhores estádios do Brasil. Deixou as cores vermelha e preta, que representava o Clube Atlético Paranaense, para ficar com cores mais claras e também aumentou sua capacidade.
  • Fortaleza – Castelão: O Castelão foi o primeiro estádio a ser entregue para a Copa das Confederações. Ele foi reformado para se adequar as exigências da Fifa.
  • Manaus – Arena Amazônia: O estádio foi construído no local do antigo estádio Vivaldão. Possui um projeto de sustentabilidade e capacidade para aproximadamente 43 mil pessoas.
  • Natal – Arena das Dunas: Estádio construído para receber quatros partidas da Copa do Mundo. Contou com 42 mil lugares, mas uma parte dos assentos são removíveis.
  • Porto Alegre – Beira-Rio: Essa arena é a casa do time de futebol Internacional e foi reformado para se enquadrar nos padrões da entidade.
  • Recife – Arena Pernambuco: Arena construída na região metropolitana da cidade do Recife com capacidade para 46 mil pessoas. Além da Copa do Mundo, vai receber partidas da Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro, Campeonato Pernambucano e Copa do Brasil.
  • Rio de Janeiro – Maracanã: Mais conhecido como Maracanã, o Estádio Jornalista Mário Filho é o mais famoso do país. Foi construído para a Copa do Mundo em 1950 e recentemente reformado para a Copa de 2014. Além da final da Copa, o local receberá a abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016.
  • Salvador – Fonte Nova: O antigo estádio da Fonte Nova foi demolido para a construção de uma nova arena que abrigará aproximadamente 52 mil pessoas. O local recebeu seis partidas do evento.
  • São Paulo – Itaquerão/Arena Corinthians: A cidade de São Paulo possui alguns estádios, mas para a Copa o comitê da cidade decidiu construir um novo estádio na cidade de Itaquera. São quase 70 mil lugares, mas cerca de 21 mil são removíveis.