História do Futebol


















Origem do Futebol
 
 
Bola dourada
A origem do futebol é marcada por histórias diferentes.  Fala-se do começo de um esporte com características semelhantes as do futebol, que  se deu em  países asiáticos, há aproximadamente 3000 a. C. Na China, existem registros que esse protótipo de futebol era praticado como um treino militar. Por outro lado, no Japão existia o Kemari, praticado até os dias de hoje em datas festivas. O Kemari consiste num confronto entre 16 jogadores - oito para cada equipe – com o contato físico, proibido,  disputado com uma bola feita com as fibras do bambu em um campo de 200 metros quadrados.

Mais adiante, na Grécia Antiga, os gregos criaram um esporte também semelhante ao futebol, chamado Epyskiros. Os soldados, na cidade de Esparta, jogavam com uma bola feita com bexiga de boi recheada com areia ou terra. Os registros afirmam que com o domínio dos romanos sobre os gregos, isso fez com que eles adotassem o esporte grego, entretanto, de cunho bem mais violento, chamado de Harpastum.

Relatos indicam a presença de um outro jogo, com 27 jogadores, esses com funções distintas: corredores, atacantes, sacadores  e defensores. O Soule, como era chamado,  era disputado  na França, no período da Idade Média. O esporte tinha as regras bem violentas, visto que era uma variação do Harpastum dos romanos. O novo modelo de um suposto futebol tinha como regras válidas, os socos, pontapés, rasteiras e golpes violentos diversos. Era uma disputa que agradava a aristocracia. A  realeza francesa se agradava e o Rei Henrique II apoiava a prática.

Ainda na Idade Média, surgiu, em Florença, na Itália, outro jogo, chamado Gioco del Calcio ou Calcio Fiorentino. Estabelecido na cidade italiana, o esporte tinha aspectos do Soule, violento como ele e contava com a participação de 27 jogadores. Era praticado em praças, onde em cada extremidade tinha dois postes paralelos e o objetivo era levar a bola até esses postes.

O primeiro relato de equipes italianas se enfrentando foi em 1529, quando a Itália era dominada por duas facções políticas de aristocráticos e competiram  num jogo de bola violento por horas. Uniformizados, uma equipe de verde e a outra de branco, a bola podia ser jogada com os pés ou com as mãos.

Giovanni di Bardi, em meados de 1580, estabeleceu regras para o referido esporte. Agora o jogo não teria limite para jogadores e seria necessária a participação de cerca de dez árbitros para controlar a partida, ou seja, eximiu-se parte da violência exacerbada de quando era praticado nas praças. Para os italianos, o futebol recebe o nome de calcio nos dias atuais. A  Liga Calcio, que conta com mais de quatro mil clubes, divididos em cinco divisões.
 
The Foot Ball

Na Inglaterra, iniciou-sFalta no futebole um esporte semelhante ao Soule, segundo os registros do livro Descripto Nobilissimae Civitates Londinae, feito por William Fitzstephen, no ano de  1175. O jogo era ministrado igualmente ao Soule, só que com uma bola de couro. Era uma espécie de comemoração cívica e acontecia anualmente nas datas festivas,  nos períodos denominados de terça-feira gorda. Os ingleses comemoravam a expulsão dos dinamarqueses da Inglaterra. A bola representava a cabeça de um oficial do exército invasor.

As primeiras partidas do futebol inglês aconteceram na cidade de Chester - dois grupos com o intuito de fazer a bola ultrapassar os portões da cidade. Com o passar dos anos, os amantes do futebol criaram regras, além de fundar a entidade denominada de The Foot Ball Association(FA). A FA, que é o nome da Liga Inglesa de futebol, em conjunto com a Universidade de Cambridge, instituiu nove regras futebolísticas escritas em cartilhas.

Após isso, foram sendo alteradas as normas do futebol: em vez  de cartilhas, agora eram manuais. Em 1868, foi dada como regra a presença de apenas um árbitro dentro do campo. No ano anterior, decidiram colocar travessões de madeira nas balizas. O apito foi adotado para que não fosse mais preciso que os árbitros tomassem a decisão no grito, o que até então acontecia. 

Depois de quase vinte anos, juntaram-se Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda para fundar a International Board, que hoje em dia é um órgão filiado à Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).  Os dois, responsáveis pelas regras do jogo,  revisaram os manuais, adotaram redes nas balizas, delimitaram as dimensões do campo, criaram a lei do impedimento, o pênalti, entre outras normas.

O futebol foi organizado e revisado nas suas regras. O esporte começou a crescer, ganhou popularidade e apoio. Os meios de comunicação investiram na sua divulgação, logo o esporte fazia parte das atividades físicas das escolas. Em pouco tempo, fez adeptos no mundo inteiro. E iniciaram-se  as competições.
 
 
História do Futebol   <<--  Origem do Futebol  -->>  Mercado da Bola