Recentemente a revista World Soccer publicou uma pesquisa para descobrir o melhor campeonato de futebol do mundo. A revista avaliou os seguintes critérios dos torneios: estrelas em campo, média de público, faturamento, variedade de campeões, média de gols, investimentos nos estádios, estrelas em campos, treinadores vitoriosos e clubes mais fortes. Os cinco campeonatos que encabeçaram a lista foram:

  • Alemanha
  • Inglaterra
  • Espanha
  • Itália

Cores da Bandeira AlemâBundesliga – Campeonato Alemão

O Campeonato Alemão é dividido em Bundesliga e Bundesliga 2. Foi oficializado em 1963 e atualmente o título é disputado entre 18 times, sendo o Bayern de Munique o maior campeão, com 22 conquistas.

A comissão de futebol da Alemanha, a Deutscher Fussball Bund – DFB, foi fundada em 1900 e contava com 86 clubes. Já a Liga Alemã, foi criada em 1963 e a primeira equipe campeã foi o Colônia. Naquele período, a Alemanha Ocidental contava com seis campeonatos regionais e o melhor time nacional era escolhido através da disputa entre os melhores times dos campeonatos regionais.

A Bundesliga é o torneio com as maiores médias de público nos estádios europeus. Esse é um dos principais motivos que levam esse torneio ao posto de melhor competição de futebol do mundo. O maior artilheiro da Liga Alemã é o ex-jogador da seleção germânica, Gerd Müller, com 365 gols em 427 jogos

Durante a Guerra Fria, o torneio era dividido entre a Alemanha Oriental e Ocidental. Após a Queda do Muro de Berlim, o futebol também foi unificado. Atualmente a Bundesliga ocorre anualmente por meio de turno e returno. A equipe que somar mais pontos é sagrada campeã. As três piores são rebaixadas e os três primeiros colocados garantem vaga na Liga dos Campeões. O 16º colocado disputa a permanência na primeira divisão com a 3º equipe da 2º divisão. Os times que ficam em quinto e sexto lugares garantem vaga na Liga Europa.

Barclays Premier League

A liga de futebol inglesa tem a participação de vinte equipes para a disputa por pontos corridos. Os quatro primeiros classificam-se para a Liga dos Campeões da Europa - UEFA e os três últimos caem para a Footbal League Championship. A competição foi criada em 1992 com o intuito de aumentar as receitas dos clubes, pois naquela época o campeonato inglês tinha perdido prestígio.

Durante a década de 80, os clubes ingleses foram banidos das competições europeias por causa de uma tragédia ocorrida no Estádio de Heysel, na Bélgica. A briga causada pelos hooligans deixou um saldo de 38 mortes e punição para todas as equipes inglesas, mas a briga foi protagonizada apenas por torcedores do Liverpool e Juventus.

Após sugestões da Fifa, o campeonato passou a contar apenas com vinte equipes. Ele é administrado pelos clubes participantes que funcionam como acionistas e podem opinar sobre mudanças nos contratos e nas regras.

A Premier League possui a segunda maior média de público, perdendo apenas para que é disputado pelos clubes alemães. Os maiores campeões da Premier foram: o Liverpool e o Manchester United. O maior artilheiro da competição é o jogador Alan Shearer, com 260 gols. Ele atuou nos times Southampton, Blackburn Rovers e Newcastle United.

A disputa ocorre por 38 rodadas de pontos corridos e as três piores equipes caem para a segunda divisão. Os quatro primeiros colocados participam da Liga dos Campeões da Europa e o quinto colocado se classifica para a Liga Europa.

Além da Premier League, o país também tem a disputa da Copa da Inglaterra, (a famosa The Football Association Cup ou The FA Cup). Trata-se da mais antiga competição de futebol do mundo. Ela é disputada por sistema de chaves de eliminatórias. Além disso, a FA Cup é a segunda competição mais importante do futebol inglês e garante vaga para a Liga dos Campeões.

A Copa da Liga Inglesa é um torneio de menor expressão onde os 92 membros da Football League e da Premier League participam. No país há também a disputa da Supercopa da Inglaterra, disputada pelo campeão da Premier contra o campeão da Copa da Inglaterra. Se for o mesmo o campeão da Premier e da Copa da Inglaterra, a final será contra o vice da Premier.

La Liga

La Liga é o nome do campeonato de futebol da Espanha e conta com a participação de 20 times disputando por pontos corridos em turno e returno durante 38 rodadas. No fim do campeonato, as três piores equipes são rebaixadas para a segunda divisão. Os primeiros colocados são classificados diretamente para a Liga dos Campeões e o quarto colocado disputa uma fase preliminar da principal competição europeia. O quinto lugar vai disputar a Liga Europa.

O Campeonato de Futebol Espanhol foi criado em fevereiro de 1929 e era chamado de Liga das Estrelas, porque reunia a nata do futebol mundial.

Passaram pela La Liga jogadores como Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Kaká (R. Madrid), Lionel Messi (Barcelona), David Villa (Barcelona) e Diego Forlán( Atletico de Madrid), Zidane (R. Madrid - 2001), Romário (Barcelona - 1993; Valencia - 1996), Di Stéfano(jogou em seis clubes espanhóis, entre eles R. Madrid e Barcelona), Maradona (Barcelona - 1982) , Johan Cruyff (Barcelona – 78 e 88; Levante - 81) , Ronaldo Fenômeno (Barcelona – 1996; R. Madrid - 2002), Rivaldo (La Coruña - 96;Barcelona – 97), Robinho (R. Madrid - 2005), dentre outros.

A Liga espanhola tem o Real Madrid como time mais vencedor seguido do Barcelona F.C. É um campeonato com poucos times campeões, pois são apenas nove: o Real Madrid, que foi campeão por 31 vezes; o Barcelona, 20; Atlético de Madrid, nove vezes; Athletic Club de Bilbao, oito; Valencia CF, seis; Real Sociedad de Fútbol, duas e Real Betis, Sevilla e Deportivo La Coruña uma vez.

A Copa do Rei da Espanha, também conhecida por Copa del Rei, é uma competição nacional jogada nos padrões da Copa do Brasil. A disputa concentra os melhores jogadores das divisões. Os jogadores da segunda e terceira divisão disputam entre si para se classificar para o mata-mata, que envolve juntamente os times da primeira divisão em uma chave de 32 clubes. O último campeão foi o Atlético de Madrid, que se sobressaiu contra o Real Madrid, por 2x1.

Lega Calcio

Bandeira da ItáliaO nome do campeonato de futebol ocorrido anualmente na Itália é a Série A. Ela é desmembrada em cinco divisões: Série A, Série B, Série C-1, C-2 e Série D. Essa liga foi fundada em 1929 e com o crescimento dos clubes participantes, tornou-se necessária a divisão das equipes em norte e sul. O título da Serie A é um scudetto que passou a ser utilizado à partir da temporada de 1924-25, quando a equipe vencedora receberia um pequeno brasão tricolor, com as cores italianas. O maior campeão da Série A é a Juventus, detentora de 27 títulos, seguida pela Internazionale e Milan, com 18 títulos.

A Stella d'Oro al Mérito Sportivo, ideia de Umberto Agnelli, foi criada para premiar os clubes que conquistaram vários campeonatos. O prêmio é dar uma estrela dourada acima do escudo do time. A cada dez títulos é inserida uma estrela dourada. Por exemplo: a Juventus possui 27 títulos - ela tem duas estrelas e, ganhando mais três campeonatos, receberá a terceira. Além dessa equipe, Internazionale e Milan possuem uma Stella d'Oro.

Os campeonatos disputados na Itália são Lega Calcio e a Supercopa Italiana, competição na qual se enfrentam, em apenas um jogo, os campeões da Série A e da Copa da Itália. Se o clube vencer tanto a Serie A quanto a Copa, na mesma temporada, o troféu da Supercopa é decidido entre o vencedor e o finalista derrotado da Copa da Itália. O Milan e a Internazionale são recordistas, pois têm cinco títulos da Supercopa.

Outros Campeonatos Internacionais

Campeonato Argentino: A Primeira División da Argentina é uma competição organizada pela Asociación de Fútbol de Argentina (AFA). Desde 2013 o campeonato passou a ser dividido em Torneo Inicial e Torneo Final com os ganhadores de cada etapa se enfrentando para descobrir qual time argentino é o melhor da temporada. São 20 equipes disputando o campeonato principal do país e também há a realização da Copa Argentina com clubes da primeira, segunda e terceira divisão. As duas melhores equipes do Torneo Final e Inicial são classificadas para jogar a Libertadores.

Eredivisie: Campeonato holandês, que passou a ser chamado de Eredivisie, trata-se de uma liga com vários times dos países baixos. O Ajax é o time que mais conquistou títulos nessa liga. Até a metade da década de 1950, o futebol neerlandês era bem amador e só passou a ser disputado em 1956/57. Atualmente são 18 equipes na disputa e a equipe campeã garante vaga na Liga dos Campeões da UEFA.

Campeonato Francês: O campeonato francês é composto por duas ligas principais chamadas Ligue 1 e Ligue 2 e por outras divisões que costumam ter competições amadoras. O Lyon, uma das principais equipes do país, ganhou sete campeonatos seguidos (2001-2008). Os demais times do futebol francês disputam acirradamente com pontuações bem próximas.

Campeonato Português: Chamado de primeira liga, essa competição já teve 78 edições e as equipes mais bem colocadas são classificadas para a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Surgiu em 1934 e naquela época se chamava Liga Experimental. As principais equipes são o Benfica, Porto e Sporting Lisboa.