Na Inglaterra, começou a prática de um esporte semelhante ao Soule, segundo os registros do livro Descripto Nobilissimae Civitates Londinae, feito por William Fitzstephen, em 1175. O jogo era parecido com o Soule, só que com uma bola de couro. Era uma espécie de comemoração cívica e acontecia anualmente nas datas festivas, nos períodos chamados de terça-feira gorda. Os ingleses comemoravam a expulsão dos dinamarqueses da Inglaterra e a bola representava a cabeça de um oficial do exército invasor.
As primeiras partidas do futebol inglês ocorreram na cidade de Chester - dois grupos com o intuito de fazer a bola ultrapassar os portões da cidade. Com o passar dos anos, os amantes do futebol criaram regras, além de fundar a entidade denominada de The Foot Ball Association (FA). A FA, nome da Liga Inglesa de futebol, em conjunto com a Universidade de Cambridge, instituiu nove regras futebolísticas escritas em cartilhas.
Depois disso, as normas do futebol foram alteradas: as cartilhas foram trocadas pelos manuais. Em 1868, foi criada uma regra com a presença de apenas um árbitro dentro do campo. No ano anterior, decidiram colocar travessões de madeira nas balizas. O apito foi adotado para que não fosse necessário que os árbitros tomassem a decisão no grito, o que até então acontecia.
Depois de quase vinte anos, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda uniram-se para fundar a International Board, que atualmente é um órgão filiado à Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). Os dois, responsáveis pelas regras do jogo, revisaram os manuais, adotaram redes nas balizas, delimitaram as dimensões do campo, criaram a lei do impedimento, o pênalti e outras normas.
Na China, aproximadamente 3000 a.C, havia um treinamento militar realizado pela guarda do imperador que se chamava Tsu-Chu (tsu=pé e chu=bola de couro). Eram usadas traves no chão e os soldados chutavam a bola contra eles, mas a princípio eram utilizados crânios dos inimigos como “bola”. Eram duas equipes com oito jogadores que não podiam deixar a bola cair no chão.
Os Maias, povos nativos da América Central, jogavam um esporte chamado Pok-A-Tok, com uma bola de borracha. Os times tinham dois capitães e se a equipe desse capitão perdia, ele tinha que ser oferecido em sacrifício aos Deuses.
No Japão havia um esporte parecido com o futebol, chamado Kemari, que era praticado nas datas festivas. O Kemari consistia num confronto entre 16 jogadores - oito para cada equipe – com o contato físico proibido e disputado com uma bola feita com as fibras do bambu em um campo de 200 metros quadrados.
Aproximadamente por volta do século I a.C, os gregos realizavam um esporte chamado Episkiros. Os soldados jogavam com equipes de nove pessoas em um campo retangular.
Durante a Idade Média era realizado um esporte parecido com um futebol na cidade de Ashboune na Inglaterra. Na França, era praticado um esporte chamado soule, que era praticado por nobres e plebeus. Esse tipo de jogo não tinha tanta violência.