Os Torneios Intercontinentais são disputas mundiais de futebol onde participam as equipes que conquistam títulos em determinados campeonatos nacionais. Por exemplo, para participar de uma Copa do Mundo, é necessário ou ser o País-Sede (estará automaticamente classificado) ou conseguir classificação nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA. Em 2014, o Brasil sediará o maior evento de futebol de mundo.
Os confrontos continentais acontecem um ano após o término da Copa do Mundo. As seleções brigam por títulos, organizados pelas confederações de cada continente, mas que não influenciam na classificação para a Copa. São torneios importantes; porém, não têm ligação direta com o Campeonato Mundial, apenas com a Copa das Confederações. São eles: A Copa América, a Copa das Nações da África, a Copa da Ásia, Copa das Nações da Oceania, Copa Ouro da CONCACAF e a Eurocopa.
Competição que acontece um ano antes da Copa do Mundo FIFA e as seleções que participam são convidadas, exceto se for o país sede. Começou no ano de 1992, com o nome de Copa Rei Fahd, na Arábia Saudita. O critério de seleção para participar dessa "mini-copa" é ser o país anfitrião, vencer a Copa do Mundo anterior ou conquistar uma Copa Continental. O Brasil lidera o ranking, com quatro troféus.
Essa competição é organizada pela Federação Internacional de Futebol Associado, em conjunto com as entidades máximas do futebol continental. Os clubes que conquistam o título organizado pelas seguintes instituições são classificados para ele. São seis entidades: a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL); Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF); União das Federações Europeias de Futebol (UEFA); Confederação Africana (CAF); Confederação de Futebol Asiático (AFC) e a Confederação de Futebol da Oceania (OFC).
Antes da FIFA organizar esse campeonato, a CONMEBOL e a UEFA eram as responsáveis. Realizaram 42 edições, em que o campeão da Liga dos Campeões da Europa confrontava com o vencedor da Copa Libertadores da América. Até o ano de 1979, os confrontos eram feitos nos países dos campeões continentais.
À partir dos anos 2000 a Fifa realizou o primeiro Mundial de Clubes que contava com a presença dos melhores clubes das federaçõpes continentais. Diversas mudanças ocorreram e o torneio só voltou a acontecer em 2005 com a participação dos campeões das confederações continentais da UEFA, CONMEBOL, AFC, OFC e CONCACAF.
A primeira edição do torneio aconteceu no Brasil, de 2005 a 2008 o Japão foi a sede do evento, em 2009 e 2010 o Mundial aconteceu nos Emirados Árabes Unidos, nos dois anos subsequentes o Japão voltou a sediar e em 2013 e 2014 o evento ocorrerá no Marrocos.