A evolução do esporte, juntamente com as técnicas, mobilizou os dirigentes das equipes dos campeonatos nacionais e internacionais. O resultado disso foram as famosas transferências de um clube para outro. Existem muitas transferências milionárias que geram grande publicidade para os jogadores e suas equipes.
Os meios de comunicação acompanharam a evolução desse esporte e a televisão começou a transmitir as partidas, porém os rádios, por sua vez, vieram primeiro com as grandes narrações dos jogos. Foram esses meios que ajudaram o futebol a ganhar mais adeptos e no decorrer dos anos cresceu o interesse dos patrocinadores nesse tipo de evento.
As habilidades dos jogadores é extremamente importante para o desenvolvimento do espetáculo chamado futebol. Os mais talentosos são cobiçados pelas equipes, por empresários e técnicos. Os valores para contratação de jogadores ficou cada vez mais alto, com isso muitas empresas passaram a patrocinar essas equipes e elas utilizam esse dinheiro para trazer os grandes nomes do futebol.
O mercado de transferência foi evoluindo e contratar jogadores de futebol passou a movimentar os caixas dos clubes. No fim dos anos 1970, o atleta brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, fechava com o time americano New York Cosmos, a maior transferência do futebol da época. Comprado por US$ 7 milhões, esse valor foi rapidamente superado por valores maiores.
Os investimentos cresceram e houve o interesse pelos craques e empresários de futebol. Confira na tabela abaixo, como foi a evolução econômica do Futebol Internacional: