O futebol chegou ao Brasil através de Charles Miller que durante uma viagem a Inglaterra trouxe duas bolas ao país. Ele sugeriu a criação de uma equipe de futebol na comunidade de imigrantes britânicos, que anteriormente só havia jogos de críquete. Miller criou o São Paulo Athletic Club em 1894 e em 1898 surgiu a Associação Atlética Mackenzie College.
Em pouco tempo, o esporte conquistou adeptos no país, mas primeiramente atraiu os mais abastados e somente depois chegou às classes mais pobres do país. Em 1923 o Vasco se uniu com outras equipes do subúrbio do Rio para que jogadores de baixa renda pudessem praticar futebol. Os negros só passaram a ser aceitos no futebol em 1920. No período correspondente ao Governo Vargas, o futebol cresceu com o incentivo do governo.
Em 1914, foi fundada a Federação Brasileira de Sports (FBS). O primeiro título foi conquistado naquele ano em cima dos Argentinos quando a Seleção Brasileira conquistou a Copa Roca. Quando o esporte passou a ser mais difundido no país, passou a ser mais criticado pelos intelectuais, pois estes afirmavam que o esporte era a demonstração da influência europeia no Brasil.
Em 1950 o Brasil sediou a Copa do Mundo e coincidiu com um momento de muita euforia e expectativa sobre a Seleção Brasileira. Porém, a seleção foi derrotada na final do torneio em que jogou contra o Uruguai. Essa derrota marcante causou diversas mudanças no futebol brasileiro como o fato da seleção passar a jogar com o uniforme verde-amarelo ao invés da camisa branca. Depois dessa época, o país cresceu em quantidade de craques de futebol e surgiram nomes como Garrincha, Pelé, Zagallo, Djalma Santos, Nílton Santos e Bellini.
O primeiro campeonato de futebol no Brasil ocorreu em 1971 e já teve vários nomes: Copa do Brasil, Taça de Prata, Taça de Ouro, Copa União, Copa Brasil, Campeonato Nacional de Clubes e Copa João Havelange. A competição começou a ser disputada por causa de uma decisão da Confederação Brasileira de Desportos. Antes disso, o país era um dos poucos que não tinha um campeonato nacional para reunir as principais equipes do país.
Inicialmente a disputa do Brasileirão era bem confusa e isso atrapalhava a torcida, os jogadores e as equipes. Apenas em 2003 foi criado um Código de Torcedor e os jogos começaram a ser mais planejados. No decorrer dos anos o número de participantes foi diminuindo e a quantidade de equipes caiu de 24 participantes para apenas 20 em 2013.
Em 2010, a CBF unificou os títulos das premiações correspondentes a Taça Roberto Pedrosa e Taça Brasil. Depois disso as equipes com maior quantidade de títulos são o Palmeiras e Santos (cada um com 8 títulos).
A disputa do Brasileirão passou por muitas alterações no decorrer dos anos. Antes de 2003, o sistema utilizado era o mata-mata e após o Estatuto do Torcedor passou a ser por pontos corridos em turno e returno.
A série A do Campeonato Brasileiro possui as 20 melhores equipes do campeonato que disputam em turno e returno durante 38 rodadas. A equipe que somar mais pontos será a campeã. As três primeiras equipes se classificam para a Libertadores da América. O 4º colocado do brasileirão se classifica para a pré-libertadores, porém, se o campeão da Copa Sul-Americana for uma equipe brasileira, ele fica com a vaga da Libertadores que seria do quarto colocado. Os quatro piores times são rebaixados para a Segunda Divisão.
O campeonato brasileiro da Série B é disputado nos moldes da Série A por meio de pontos corridos. Assim como a principal série da competição, a quatro melhores equipes sobem e as quatro piores vão para a Série C.
Nessa fase do campeonato brasileiro a disputa é feita entre 64 equipes escolhidas com base em seus campeonatos estaduais juntamente com os que caíram da série B.